a tal da parte que falta na vida

depois de assistir um vídeo da Jout Jout sobre o livro infantil “a parte que falta”, indicado pela minha professora de literatura, me encontro em mais uma grande dose de existencialismo em formato de crise, sim, a famosa crise existencial: aquela que sempre me faz ter grandes questionamentos e reflexões. por isso, aqui vai a minha crise existencial compactada em forma de texto, afinal, que mal tem em transformar sentimentos confusos em arte?

clara ozório
2 min readApr 27, 2021
trecho do livro “a parte que falta”

me falta algo? sem me questionar, eu rapidamente responderia que sim, porém, me questionando, eu diria que não me falta nada, mas também não tenho tudo. como poderia eu declarar que falta-me algo quando há quem tenha menos que eu?

pensar no que me faz falta seria ingratidão com tudo o que tenho? pensar que há uma parte que falta seria insensatez quando a primeira vista não me falta nada essencial? e essa tal da parte que falta, realmente me faz falta?

sendo assim, então o que é a falta? após uma rápida pesquisa ao dicionário vi que: a falta é o “ato ou efeito de faltar.”, ou ainda “o fato de não estar num lugar onde se poderia ou deveria estar; ausência”. apesar disso, para mim a ideia de falta ainda não está clara. me restam dúvidas: não exatamente sobre qual é a definição de falta, mas sim sobre a sensação de falta.

a falta então é somente a ausência de alguma coisa? posso ter a ausência de algo sem sentir falta? mas e quando tenho tudo e mesmo assim sinto que falta? essa tal sensação da falta, é sobre um buraco na minha vida que quero tampar, sobre um vazio que necessita ser preenchido? a falta é apenas um espaço ocioso?

pense em um garçom servindo um copo de suco. ao despejar o líquido no copo, o garçom deixa uma partezinha faltando, para que o líquido não transborde e faça sujeira ou cause desperdício. agora, pense que a vida é um copo de suco. essa partezinha que falta, é realmente necessária? o copo cheio, sem transbordar, não é o suficiente?

será que a coisa que você pensou que faz falta para você, realmente te faz falta? você pode viver sem ela tranquilamente? não ter essa coisa te trás angústia? o propósito de buscar por esse algo que falta é só uma distração para passar o tempo? a sua vida vai continuar fazendo sentido quando você tiver essa tal da parte que falta?

--

--

clara ozório

amante de música, gatos, chás quentinhos e abraços apertados.